Translate

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O QUE SÃO FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO E COMO INVESTIR?

São fundos de investimentos (FII) constituídos como se fossem "condomínios fechados", são condomínios de investidores e são divididos em cotas e, por serem fundos fechados, após serem adquiridas não podem ser resgatadas, devendo ser negociadas na Bolsa de Valores ou em Balcão Organizado. Os Fundos são administrados por instituições financeiras e fiscalizados pela CVM e um bom negócio para quem deseja investir no mercado imobiliário bastante aquecido atualmente.
Em geral, o patrimônio de um Fundo pode contar com um ou mais imóveis ou até mesmo parte de um imóvel ou dos direitos relativos a um imóvel, podendo ser composto por imóveis residenciais, comerciais (hotéis, shoppings), rurais ou urbanos, podendo já estar construídos ou em fase de construção, podendo posteriormente ser alienados, alugados ou arrendados.

Os Fundos Imobiliários não estão sujeitos ao pagamento de impostos, nem mesmo de Imposto de Renda, havendo incidência deste somente sobre as Receitas Financeiras decorrentes de aplicação do saldo de caixa do fundo (podendo ser compensados quando da distribuíção) e quando da distribuição de rendimentos aos cotistas e também se houver ganho de capital na futura alienação de cotas.
O Cotista Pessoa Física é isento de Imposto de Renda sobre os rendimentos desde que não tenha mais de 10% de cotas do fundo, o fundo tenha no mínimo 50 cotista e tenha suas cotas negociadas única e exclusivamente em Bolsa de Valores ou mercado de balcão organizado. Já o cotista Pessoa Jurídica recolhe 20% a título de imposto de renda sobre os rendimentos.

SAIBA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário